outubro 05, 2012

princípios e elementos do design: ritmo

Olá scrappers! Hoje vamos ver mais um princípio do design, ritmo. Para mim, este é o princípio mais difícil de colocar numa página conscientemente. Criar ritmo numa página significa que você tem capacidade de guiar os olhos por um caminho através da sua página. Você vai apresentando, utilizando dos outros elementos, aquele que você escolheu como ponto focal, até os outros, por ordem de maior importância, ao de menor importância. A idéia é combinar outros elementos, como contraste, repetição, ênfase, alinhamento de modo que você guie os olhos da pessoa que está vendo seu layout pelo layout.

Primeiramente, você deve saber que os nossos olhos guiam-se da esquerda para direita e de cima para baixo, naturalmente. Então normalmente sequências horizontais ou verticais são seguidas pelos nossos olhos.


Na página acima, os nossos olhos seguem primeiramente o título e depois as fotos em vertical, de cima para baixo até que chega a foto maior colocada no espaço "mais escondido" da página, mas por causa do seu tamanho, acaba por se destacar.



Na página acima, as fotos colocadas em horizontal são seguidas naturalmente pelos nossos olhos da esquerda para a direita e são ajudadas pelas setas até o fim do título.

Outra maneira de criar interesse e ritmo é criar um triângulo visual. É colocar a repetição de elementos ou cores em forma a criar um triângulo ao redor do elemento que quer destacar.



No layout acima, as setas estão posicionadas de modo a criar um triângulo imaginário e destacar as fotos. Lembre-se que o número ímpar de elementos é sempre mais interessante ao nossos olhos.

Outra maneira interessante de guiar os nossos olhos é criar um linha diagonal imaginária na posição dos elementos.

No layout acima os elementos colocados em diagonal guia os olhos do título até o fim, criando uma linha imaginária que guia os nossos olhos.
Espero que vocês tenham percebido bem este princípio. Eu vou terminando por hoje, na próxima quinzena eu vou começar a falar sobre os elementos do design (fotos, canvas, enfeites, título, journaling), espero por você aqui e um bom fim de semana para todos!


Hello scrappers! Today I have a post about design for Portuguese blogger's. I talk a little bit of ritm. You can found on internet many site about design on scrapbooking on English, but just a few on Portuguese, for that reason I want to post about it. I hope you enjoy my old layout! Have a great weekend you all!!!






Um comentário:

Liz O. disse...

As always, your post are so informative! Love them! thank you for sharing this, I cand wait to try it on my next LO!
Have a wonderful weekend Dulcinea!
Liz

Mensagens populares