março 07, 2014

scrapbooking para quem quer começar #5: fotografia

Hoje seguimos com o quinto post da série para quem quer começar a fazer scrapbooking. O tema de hoje provavelmente deveria ter sido abordado anteriormente, mas acontece que ele somente foi pensado quase por último. Então numa reorganização ele aparece nesta segunda etapa. O assunto de hoje é fotografia (e controle).

Como já disse, foi a fotografia que me levou ao scrapbook. Quando comecei os meus layouts eram basicamente sobre eventos ou viagem, e incluíam muitas fotografias. Basicamente, como já disse anteriormente, eu separava as fotos que iria usar, procurava um layout que tinha o número de fotos que eu queria, ou aproximado, e copiava-o. Nesta etapa os meus layouts eram basicamente duplos, ou seja, incluíam duas páginas. Chegou, entretanto, uma altura que o processo já não era satisfatório para mim, mas esbarrava numa coisa, escolher as fotografias que queria usar. Entretanto, eu resolvi pesquisar e criar um álbum sobre a minha infância.


layout duplo com muitas etapas.
 Nesta altura eu comecei a criar layouts simples, e mais, muito deles com uma foto. Acontece que eu não tenho muitas fotos da minha infância. Como sou do século passado, (vou supor que talvez alguém que leia este texto não saiba exatamente do que estou a falar, mas havia uma altura que a fotografia era analógica, filme e revelação custava muito) as nossas famílias, no caso os meus pais, não tiravam fotos de todo minuto de nossas vidas como criança. Por causa disso eu não preciso escolher quais as fotografias eu quero ver no meu álbum, cada uma delas é importante. Voltemos aos layouts, eu descobri que eu gostava muito do processo de criação de álbuns com poucas fotos e na maioria dos casos com apenas uma foto, este foi o segundo momento do meu processo como scrapper, o primeiro foi este período de duplos que já falei anteriormente. Foi no final deste segundo período que eu entrei em comunidades e na sequência criei este blog.

primeiras páginas simples que criei.

O que eu quero dizer é que o mundo digital me fez deparar com um problema. Eu queria criar layouts simples, com uma foto, mas com as fotos atuais significava que eu tinha que escolher quais queria ver num layout. O que eu fiz foi criar histórias para estas fotos. Por exemplo, vamos dizer que eu fui viajar a Paris, eu posso fazer uma página genérica sobre Paris em um layout duplo como eu fazia, ou posso fazer uma página simples de cada espaço que eu conheci sobre Paris: tipo a tour Eiffel, o Sacre Coeur, o Montparnasse, e cada página eu escrevo o que achei destes lugares em particular. Depois eu posso pegar as fotos do meu marido que viajou comigo, e fazer uma página num dos lugares que mais gostou, ou uma foto dele tomando café a falar deste hábito de tomar café dele que nada tem com a viagem. Este truque certamente ajuda a expandir o número de fotos que eu quero usar, se você quiser usá-las.

Portanto, toda scrapper tem que ter em mente, é impossível usar todas as fotos que nós tiramos. Algumas serão deixadas de lado. Contudo hoje há protectores com divisórias para fotografias no tamanho 10x15cm que podem ser usadas nos nossos álbuns de scrapbook. Não há certo ou errado, depende do tempo que você dedica para o hobby e depende do que quer fazer. Certamente o que vale a pena lembrar é que não há regras e que você não tem necessidade de usar todas as fotos que você tem. Sinceramente para algumas pessoas seria impossível.

maneira de colocar muitas fotos num layout simples
Outra questão relativa a fotografia é o tamanho das fotos. O mais comum dos tamanhos é o 10x15cm (ou 4x6 polegadas). É mais fácil de mandar imprimir suas fotos neste tamanho, mas também há a possibilidade de imprimir em os tamanhos maiores relativamente fácil, mas com um preço maior, são os tamanhos 15x20cm ou 30x20cm. Entretanto tamanhos menores sempre são mais complicados tanto em Portugal, quanto no Brasil. Para saber aquele que mais gosta o negócio é testar. Eu particularmente gosto de tamanhos menores, como o 3x4 polegadas, ou o 7,5x10cm. Por enquanto para imprimir neste tamanho eu tenho que fazer uma colagem de duas fotos juntas no tamanho 10x15 num programa de edição de imagem como o photoshop ou gimp e depois mandar imprimir. Isso sempre me dá mais trabalho, mas ultimamente é o processo que estou a usar quando quero fotos menores.

Outra maneira de retratar sua viagem numa layout simples

Outra dica sobre fotografia tem a ver com a impressão. Tente levar a um local com boa qualidade de impressão e papel. Por exemplo, estas máquinas de impressão rápida, em geral, não têm boa qualidade, é mais ou menos como a impressora que temos em casa. E falando de impressão em casa, a qualidade não é a mesma que num laboratório de impressão e em geral o preço não compensa. Então a menos que tenha mesmo muita pressa, vale a pena mandar imprimir.

quando uma boa foto faz toda a diferença


Certamente se abraçar o scrapbook como hobby, o desejo por melhorar seus conhecimentos fotográficos vai acontecer. E depois você acabará por tirar melhores fotografias e perceber aquelas que dão boas histórias. Se tiver interesse há diversos sites fotográficos com dicas para principiante, particularmente eu gosto do Picture Correct, Digital Camera World e I Heart Picture. E melhor, você não precisa de uma máquina fotográfica reflex último modelo; algumas dicas de composição e um pouquinho sobre luz certamente farão você tirar melhores fotografias. E uma coisa que eu aprendi como scrapper, uma boa fotografia faz o seu layout se destacar dos demais, mais do que qualquer outro produto, mesmo enfeite. Uma boa fotografia chama atenção pro seu layout.

Para ver o primeiro artigo: Para quem quer começar.
Para ver o segundo artigo: Termos e Medidas.
Para ver o terceiro artigo: Materiais Essenciais e Necessários.
Para ver o quarto artigo: Scraplift e Sketch.

..........................

Hello Scrappers! Today I talk about photograph. It's so hard sometimes to use all the picture I want on my layout. I have some tips, like make double pages or use small pictures. Another thing is about a well taken picture. It so easy to scrap without using so much embellish, don't you thing. I came back next week, have a great weekend!

Nenhum comentário:

Mensagens populares