abril 18, 2014

scrapbooking para quem quer começar #8: álbum

Hoje eu venho com o último post da série para começar com scrapbook. Quer dizer, eu poderia ficar aqui falando, falando eternamente, mas acho que abordei os tópicos mais sugestivos e necessários. Antes de começar eu gostaria de relembrar que já falei nos post anteriores do que é scrapbook, porque qualquer um pode abraçar o hobby, um glossário com termos e medidas, materiais essenciais, dicas para começar a criar a sua página, sobre fotografia, journaling e dicas essenciais para não desperdiçar seu dinheiro. Hoje eu vou falar um pouco sobre álbuns.

Eu sei que muita gente que faz layout não os organiza em álbuns. Essa é uma realidade inimaginável para mim. Acontece que eu gosto de histórias, e nada mais agradável para mim do que contar uma história através dos meus layouts, unidos todos numa só história. Primeiramente, posso dizer que existem diversos tamanhos de álbum, mas mais do que tamanho, vou preferir concentrar-me em sua organização. Antes de começar o assunto propriamente dito, mais um detalhe. Para tamanhos grandes de layout existem dois modelos de álbum, os postbound e os ringbounds. Para saber mais sobre a diferença entre estes dois modelos veja este vídeo: contando histórias.

Para organizar os meus álbuns, eu uso um artifício para unir as minhas páginas, mesmo que elas sejam feitas em estilos totalmente diferentes. O primeiro é que todos os meus álbuns tem uma página de introdução. Uma espécie de título do álbum, com um título que sugere o assunto do álbum e em algumas delas, como abaixo, um journaling unindo as outras páginas do álbum.

Layout de título do meu álbum de solteira.


Em outros álbum em vez de journaling, apenas um copilação das melhores fotos com um título que sugere o que virá a seguir.

página de introdução de álbum sobre a minha infância.


É claro que nem todas as páginas foram pensadas em introdução, acabando por ficar na primeira página porque é aquela que melhor resume a história principal que as pessoas vão ver em todas as páginas a seguir. E acho que nada melhor do que esse objetivo para a primeira página, pensar se você pudesse reduzir aqueles grupos de layouts em uma palavra ou frase, qual seria, e apartir daí construir a sua página introdutória ou usar aquele que mais se aproxima do que você quer.

Outro cuidado que tenho com a organização é a página final. Em geral também é uma página pensada para o fim. Outras vezes é apenas aquela que se encaixa bem com o momento, do mesmo modo que a introdução. Por exemplo, a página abaixo não foi criada para ser uma última página. Era apenas uma página do último passeio que fiz com minha irmã e minha sobrinha antes de ir para os Estados Unidos contando uma história meio quase já de despedida. Entretanto, na altura que organizei estas páginas num álbum, eu achei que era perfeita para terminar este álbum já que o outro era sobre esta minha experiência nos Estados Unidos.


Nos álbuns "normais" que retrata a minha vida naquele ano, eu tento sempre fazer uma página para finalizar falando do que aconteceu no ano que passou ou o que eu desejo para o ano que se inicia (este também pode ser o assunto para uma página introdutória).


Depois disso, tento na medida do possível organizar numa ordem cronológica o meu álbum, mas se por algum motivo achar que alguma página combina melhor com outra, completando bem o assunto, eu coloco as duas juntas. E uma dica é sempre depois de finalizar uma página, mesmo que você ainda não tenha álbum para ela, colocá-la junta com as outras páginas com o mesmo assunto.

O ideal para quem você não tenha dor de cabeça, pelo menos pra mim, é conforme eu vou fazendo, vou organizando. É claro que tem páginas que eram com a finalidade de um álbum que acabou não acontecendo e ficam juntas na espera de uma ideia ou de que eu acredite que combine com algum outro álbum. Outros assuntos acabam gerando outras histórias que acabam gerando outro álbum. Por isso, para mim álbum são projetos inacabados. Um dia ele sempre será remexido e reorganizado. 

Com este post, espero que mais do que fazer páginas, você também tenha prazer em organizar estas páginas em álbuns. Confesso que adoro. Mal comparando, para mim álbuns são como livros, que a gente vai tirando capítulos em um, para colocar em outros. O mais legal é que quando alguém chegar a sua casa, certamente será muito mais fácil de acompanhar as suas histórias se elas estiverem organizadas neste álbum, mesmo que temporariamente.

E com este post eu finalizo a série para quem esta começando. Espero que estas ideias tenham de algum modo ajudado você a conhecer um pouquinho sobre o mundo do scrapbooking e se inspirado. Fica aqui também um espaço para suas ideias, para perguntas e sugestões.


Hello Scrappers! Today is my last post about Scrapbooking for Begginers. I wrote on Portuguese because I think there is so much on English for girls who what to begin to scrap, but not so much on Portuguese. Hope you don't get mad. For this week is all. I came back next week. Have a great week and See you!



Nenhum comentário:

Mensagens populares